Reflexão sobre a didática como mediadora entre teoria educacional e prática pedagógica

Eniel Espirito Santo, Sandra Mara Valadares Castro Souza

Resumo


Em pleno século XXI, ainda existem atitudes de educadores que se baseiam na concepção tradicional de ensino no momento de planejar, ensinar e avaliar os alunos desconsiderando os elementos fundamentais da didática. Nessa perspectiva, existe uma dificuldade do professor apropriar-se da didática como mediadora da prática pedagógica. Este artigo tem como objetivo analisar a ação docente e suas implicações teóricas, práticas e metodológicas na aprendizagem escolar. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica como fonte de dados. Os questionamentos levantados a respeito da didática como disciplina fundamental na formação docente e prática pedagógica nos faz valorizar a reflexão e o compromisso que o professor deve ter com a tarefa de educar e compreenda as possibilidades de enriquecer a prática pedagógica. É necessário unir a teoria à prática e trazer para a sala de aula subsídios que somente a compreensão da didática nos fornece.

Texto completo:

Texto completo


DOI: https://doi.org/10.5102/univhum.v10i1.2154

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia