Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Universitas Jus é uma publicação organizada pela Faculdade de Direito do Centro Universitário de Brasília. Seu objetivo é divulgar pesquisas que procurem pensar o Direito a partir de sua inserção no mundo contemporâneo. A revista publica artigos e resenhas inéditos e pretende contribuir para a partilha de experiências e de idéias, tornando-se, assim, uma publicação especializada sobre temas que focalizam o estudo do Direito.
Sendo assim, a proposta de linha editorial da Revista Universitas Jus é apresentada a partir de três áreas fundamentais, que se subdividem em:

I) Direito, Estado e Globalização: o direito internacional, o direito humanitário, a supranacionalidade, o comércio internacional, os respectivos mecanismos de controle, a migração, o meio ambiente, as organizações criminosas transnacionais, entre outros;

II) Direito Privado e cidadania;

III) Direitos Fundamentais e Acesso à Justiça: Teoria dos direitos fundamentais; Teoria do Estado; Sociologia do Direito; políticas públicas;

Universitas Jus is an academic journal edited by the Law Department at UniCEUB. Its goal is to disseminate graduate and undergraduate academic research. The journal publishes articles, reviews and research reports that focus on Brazilian’s law up-to-date jurisprudential debates and law’s relationship with public policy

Políticas de Seção

Artigo

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

artigos de doutores convidados

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos é realizada de acordo com o sistema "duplo cego" (double blind peer review), mediante a distribuição dos textos (sem a indicação da autoria) a consultores (pareceristas ad hoc) de instituição distinta daquela à qual se vincula o autor do artigo. Os pareceres dos consultores são, posteriormente, submetidos ao Conselho Editorial. Com efeito, o procedimento utilizado para análise e aprovação dos artigos confere maior independência e imparcialidade ao processo de seleção de trabalhos, além de faciliar a inserção do periódico em diversas unidades da federação.
Foco da Avaliação
Os artigos submetidos à revista Universitas Jus são avaliados sob as seguintes dimensões:
1. Dimensão teórica: O trabalho deve explicitar um cenário teórico desenvolvido e articulado, com conceitos claramente definidos, revisão bibliográfica completa e apropriada;
2. Dimensão metodológica: O trabalho, ainda que embasado tão somente em revisão bibliográfica, deve evidenciar algum tipo de problematização e o uso de técnicas de pesquisa difundidas nas ciências jurídicas e sociais;
3. Dimensão de conhecimento substantivo da área: o artigo deve incorporar os resultados de pesquisas já existentes na área, estimular reflexões e debates e explicitar suas implicações relevantes para prática e pesquisa em administração.
A introdução, devem informar de modo explícito seu objetivo e demonstrar, ao longo do texto, coerência com o objetivo.

"Peer Review Policy

The process of evaluating articles and reviews comprises two phases. First aimed at analyzing the suitability of the work to the editorial line (Editorial Board). The second on evaluation of the content and quality of work. This second phase is performed by the peer review process, that is, articles will be submitted for approval at least two independent reviewers, following a Double blind review. In other words, papers will be sent for evaluation without the author identifying himself or herself and authors would not be able to identify reviewers."

Periodicidade

Universitas Jus é uma publicação organizada pela Faculdade de Direito do Uniceub. Seu objetivo é a divulgação de pesquisas que procurem pensar o direito a partir de sua inserção no mundo contemporâneo. A revista publica artigos e resenhas inéditos e pretende contribuir para a partilha de experiências e de idéias tornando-se, assim, uma publicação especializada sobre temas que focalizam o estudo do Direito.

DISTRIBUIÇÃO

Periodicidade
Semestral
Circulação
Acesso aberto e gratuito

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.