Formação em Pedagogia: expectativas e motivação ligadas à prática pedagógica do professor - doi: 10.5102/univhum.v5i1.881

Deise Bordin Nimitt, Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto

Resumo


A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo observar, por meio de um estudo de caso, como a motivação e as expectativas do professor, relacionadas à sua formação profissional, contribuem para a melhoria da qualidade de sua prática pedagógica e o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados junto aos professores de doze escolas do Ensino Fundamental – séries iniciais, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, após concluírem o curso de Pedagogia, no UniCEUB – Distrito Federal. Pelos dados obtidos junto aos professores e gestores das escolas visitadas, constatou-se que a motivação é fundamental para a profissão docente, tanto no seu processo de formação quanto no seu desempenho pedagógico, podendo interferir na prática docente, influenciando a dinâmica de sua autodeterminação, as expectativas e percepção de eficácia e consecução de objetivos pessoais e profissionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5102/univhum.v5i1.881

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ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)

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