Mapa conceitual: uma forma de otimização do processo de ensino-aprendizagem - doi: 10.5102/univhum.v6i2.857

Elis Dener Lima Alves

Resumo


Os Mapas conceituais são diagramas de significados indicando relações hierárquicas entre conceitos e entre palavras, eles vem sendo utilizados para diversos fins, como, metodologia de ensino de novos conteúdos, estratégia motivadora no ensino, e principalmente como forma de avaliação de aprendizagem, no entanto, o emprego desta estratégia pedagógica permite que o aluno gerencie o seu ambiente de estudo, sendo que o seu principal objetivo é facilitar o ordenamento das idéias expostas em conceitos e estabelecer entre eles relações complexas. Os mapas conceituais podem ser confeccionados manualmente ou com o uso de softwares, existem vários recursos tecnológicos que auxiliam na elaboração de mapas de conceitos, por exemplo, pode-se citar um software gratuito desenvolvido pelo IHMC - University of West Florida, sob a supervisão do Dr. Alberto J. Cañas, que permite construir, navegar e compartilhar mapas de forma individual ou colaborativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5102/univhum.v6i2.857

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ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)

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