DIAGNÓSTICO SOBRE A SOCIEDADE E A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Rosemary Tourinho Pereira, Maria Eleusa Montenegro

Resumo


O presente trabalho busca compreender o fenômeno da violência na escola, trazendo uma reflexão acerca de seu surgimento e ocorrência. Teve como cenário uma escola pública de ensino fundamental e médio da região administrativa de Santa Maria. A abordagem metodológica da pesquisa foi de cunho qualitativo. Os resultados apresentaram que as agressões verbais são as formas maiores de violência; a desestrutura familiar e a não participação dos pais na vida escolar dos alunos são desencadeadores de violência e a evasão escolar é uma de suas consequências. Conclui-se também que os professores não se encontram preparados para lidar com a violência.

Palavras-chave: Violência. Violência escolar. Bullying.

Texto completo:

Texto completo


DOI: http://dx.doi.org/10.5102/univhum.v10i1.2172

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia