Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Universitas Humanas?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

A Revista Universitas é vinculada à Faculdade de Educação e Saúde, portanto, trata-se de um periódico interdisciplinar e destina-se à divulgação de pesquisas e reflexões desenvolvidas nas áreas de Educação, Geografia, História, Letras, Sociologia, Ética e temas relacionados.
Este periódico somente aceitará trabalhos acadêmicos inéditos sob a forma de:

Artigos: em Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5; mínimo de 12, máximo de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Resenhas: em Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5; mínimo de duas, máximo de três páginas. As resenhas deverão versar sobre publicações recentes, lançadas nos últimos três anos, a contar do ano de submissão da resenha à Revista Universitas Humanas e conter até o máximo de 8 mil caracteres (com espaços), incluindo as notas e referências bibliográficas

Entrevistas: em Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5; mínimo de duas, máximo de oito páginas, formato A-4.

Documentação: em Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5; mínimo de duas, máximo de vinte páginas.

Todas as citações, notas de referência e indicações bibliográficas devem seguir as normas atualizadas da ABNT.

Os artigos devem ser constituídos por resumos em português e em inglês (podem vir juntos, um após o outro) e não devem ultrapassar 150 palavras cada. Nestes, os autores devem deixar claros os propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho.

As palavras-chave (no máximo seis), em português e em língua estrangeira, devem identificar os principais assuntos tratados no artigo.

O/a autor/a deve encaminhar aos Editores dados sobre vinculação institucional, funções que exerce, áreas de interesse, últimas publicações etc, numa nota de rodapé na primeira página do texto. O autor deve mencionar a agência financiadora, caso o artigo resulte de pesquisa subvencionada.

Serão aceitos artigos em espanhol ou inglês acompanhados de resumo e palavras-chave em português.

Os artigos submetidos são analisados por dois pareceristas do Conselho Editorial ou do Conselho Consultivo que avaliam o texto de acordo com as seguintes diretrizes: 1. apto a publicar, sem ressalvas; 2. apto a publicar, desde que cumpridas as ressalvas e com a exigência de re-parecer; 3. apto a publicar, desde que cumpridas as ressalvas e sem a necessidade de re-parecer (nesse caso, fica a cargo do Conselho Editorial verificar as alterações exigidas pelo colaborador); 4. não apto a publicar. Para estas diretrizes, serão considerados: a originalidade e o tratamento do tema, sua interpretação e a correção formal da redação.

Será mantido sigilo quanto à identidade dos pareceristas, assim como dos autores. Em caso de desacordo entre os pareceres, um terceiro avaliador será consultado.

Caberá sempre aos editores a decisão final sobre a publicação ou não do artigo, os quais se reservam o direito de solicitar, possíveis alterações nos manuscritos originais. Alterações relacionadas à padronização e redação, introduzidas pelos próprios Editores, visarão sempre a manter a homogeneidade e a qualidade da revista, em consonância com o estilo e as opiniões dos autores. Neste sentido, os artigos expressarão única e exclusivamente as opiniões e conclusões de seus autores.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. Os artigos, resenhas, entrevistas e documentações devem seguir as diretrizes descritas em Diretrizes para Autores, na seção Dados da Revista.