Agravamento das Ações Terroristas: as Implicações Políticas, Econômicas e Sociais - 10.5102/uri.v4i2.22

Leila Bijos

Resumo


O Agravamento das ações terroristas e suas implicações políticas, econômicas e sociais é o tema debatido neste artigo. Novas estratégias de desenvolvimento social implicam na regulação de políticas nas quais a segurança humana seja o elemento preponderante, pós-ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.
O impacto das atividades terroristas internacionais evidencia a necessidade de novos procedimentos para a segurança global, uma vez que não existem mais barreiras para o trânsito de pessoas e mercadorias.
As coalizações internacionais devem ser fundamentadas para conjugar ações e compromissos de Estados nacionais para evitar a agressão de um Estado contra o outro, ou a insurreição de grupos terroristas e organizações mafiosas, que promovem a criminalidade, o tráfico de drogas e de armas, a prostituição, a lavagem de dinheiro e extorsões.
Esses impérios subterrâneos precisam ser combatidos por normas jurídicas internacionais homogêneas e o estabelecimento de regimes democráticos, direcionados à estabilização da ordem política e econômica mundiais.

Palavras-chave


Criminalidade; Terrorismo Internacional; Segurança Humana

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/uri.v4i2.22

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1807-2135 (impresso) - ISSN 1982-0720 (on-line) - e-mail: universitas.rel@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia