AS INQUIETAÇÕES NO CURRÍCULO EDUCACIONAL A PARTIR DA LEI 10639/03

Iraneide Soares da Silva

Resumo


Este texto propõe-se a trazer a pauta das discussões acerca da educação, as inquetações causadas no currículo educacional após a sanção da lei federal 10.639/03 , bem como, uma breve reflexão sobre a diversidade étnico-racial existente no ambiente escolar. Norteia-se nas possibilidades de se construir um currículo flexível e dialético a luz de uma sociedade pluri-étnica e multi-racial que valorize as potencialidades e limitações de cada indivíduo no seu contexto social. Apóia-se na legislação educacional dos últimos 20 anos, quer seja, a constituição Federal de 1988, os Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Lei Federal 10.639/03 e nos avanços e retrocessos alcançados na perspectiva de se chegar à educação ideal que contemple os anseios dos diversos grupos sociais que compõe a sociedade brasileira.

Palavras-chave


educação; relações raciais ;currículo ;Lei 10.639/03.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pade.v1i2.578

ISSN 1980-8887 (on-line) - e-mail: joelmarodriguess@gmail.com

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