Causas do desinteresse e desmotivação dos alunos nas aulas de Biologia - doi:10.5102/univhum.v7i1.1061

Fernando Lima Vieira, Glenda Moraes Silva, Elis Dener Lima Alves, Juliana Pereira Santana Peres

Resumo


A motivação e o interesse dos alunos pelos estudos tem sido hoje uma das grandes preocupações de todos aqueles que estão diretamente ligados com a educação, diante deste fato viu-se a importância de se fazer uma pesquisa para se averiguar quais sãos as causas que podem ou não levar os alunos a falta de entusiasmo e desinteresse pelas aulas. O presente trabalho foi realizado em uma escola na cidade de Iporá-GO, onde participaram deste estudo os estudantes dos primeiros anos do ensino médio do período matutino. Foram feitas observações nas aulas de Biologia e no conselho de classe, aplicou-se categorias de análise nos alunos e nos professores, buscando explorar as diferentes percepções e opiniões. Os resultados revelaram que as metodologias utilizadas pelos professores de Biologia para despertar o interesse e a motivação dos seus alunos, são cheias de rotinas, feitas através explanações expositivas, trabalhando raramente com recursos audiovisuais, que realizavam poucas aulas práticas nos laboratórios de Ciências. Mesmo assim pode-se observar que houve um relativo interesse dos alunos pela aula de Biologia, no entanto, esse interesse se reflete apenas no horário de aula, pois constatou-se que eles não estudavam em casa, não tinham motivação extraclasse. Porém, se os professores utilizassem mais recursos audiovisuais, o rendimento e o interesse dos alunos aumentariam, pois os mesmos alegam que as aulas realizadas no laboratório de ciências são as mais interessantes.

Texto completo:

Texto Completo


DOI: https://doi.org/10.5102/univhum.v7i1.1061

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia